Área de Atuação
Nutrição para Cirurgia bariátrica
Acompanhamento pré e pós operatório


Cirurgia barátrica e qualidade de vida
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo e anormal de gordura no tecido adiposo, gerando prejuízos à saúde em médio e longo prazo. Ela possui causas múltiplas e complexas, motivo que a leva a ser tratada por uma equipe multidisciplinar, inclusive na opção da cirurgia bariátrica.
A Nutrição perpassa todas as etapas da cirurgia, desde a decisão até a manutenção ao longo da vida. Tanto a preparação para o procedimento quanto o período pós operatório são essenciais para reduzir riscos e garantir o sucesso da cirurgia, que vai além de perder peso.
É através das orientações nutricionais na terapia pós operatória, com a evolução das dietas e o porcionamento adequado, que se garante a diminuição da incidência de complicações e até mesmo do reganho de peso inesperado, que muitas vezes acontece com grande facilidade após 2 anos de cirurgia, quando o cliente abandona o acompanhamento, o qual deveria evoluir em fases por toda a sua vida.
Muito além da perda de peso
Para garantir que a cirurgia resulte em uma melhor qualidade de vida, com ausência de outros sintomas e riscos para saúde, não é necessária somente a redução do peso corporal: é fundamental que, neste processo de perda de peso haja a RECOMPOSIÇÃO CORPORAL, ou seja, redução da gordura corporal excessiva e também manutenção da massa magra. A baixa massa magra pós cirurgia resulta em queda de cabelo crônica, maior prevalência de deficiências de nutrientes, anemias crônicas, fadiga central e periférica, fraqueza óssea, dos dentes e muscular em geral.
Por isso, não basta só perder peso. Construir um estilo de vida que englobe ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais e a prática regular de exercícios físicos deve fazer parte do processo pós cirurgia, como tratamento por toda a vida.
