top of page
Para lhe auxiliar a compreender quais são suas dificuldades num processo de mudanças alimentares ou na sua relação com a comida, preencha abaixo o questionário em 3 partes e veja seu resultado ao final.
TESTE: "PORQUE NÃO CONSIGO EMAGRECER?"
No resultado de cada parte, você poderá descobrir algumas características fundamentais que precisam de sua atenção num processo de emagrecimento.
RESPOSTAS PARTE 1:
RESPEITO À FOME FÍSICA
Para cada resposta:
Totalmente falso: Some 4 pontos
Falso, na maioria das vezes: Some 3 pontos
Verdadeiro, na maioria das vezes: Come 2 pontos
Totalmente verdadeiro: Some 1 ponto
RESULTADO PARTE 1:
Até 10 pontos: Ótimo, está no caminho certo sobre o respeito à sua fome física
Até 20 pontos: Esse é um ponto que precisa de atenção
Acima de 21 pontos: Este é um ponto que precisa ser trabalhado. Busque auxílio da Nutri!
Quem atinge uma pontuação alta nesta parte possui dificuldade em respeitar os sinais iniciais de fome, de saciação (perceber a hora de parar de comer) e saciedade (perceber o tempo entre o fim de uma refeição e quando a fome aparece novamente).
Muitas vezes, pode estar concentrado nas atividades do dia e não prestou atenção no corpo ou pode estar já desconectado há muito tempo dos sinais internos. Deixar a fome ficar muito aumentada pode gerar descontrole, tanto na qualidade quanto na quantidade do que come, assim como comportamentos do tipo “tudo ou nada” na rotina. Esse tem sido um dos pontos mais importantes para pessoas que querem ter uma alimentação saudável e também para o emagrecimento.
RESPOSTAS PARTE 2:
SOBRE O COMER EMOCIONAL
Para cada resposta:
Totalmente falso: Some 4 pontos
Falso, na maioria das vezes: Some 3 pontos
Verdadeiro, na maioria das vezes: Come 2 pontos
Totalmente verdadeiro: Some 1 ponto
RESULTADO PARTE 2:
Até 9 pontos: Você não usa a comida para lidar com as emoções, pelo menos não frequentemente
Acima de 10 pontos: Esse é um ponto que precisa de atenção
Acima de 16 pontos: Atenção redobrada! Busque auxílio da Nutri!
Essa parte está relacionada ao quanto você se alimenta em resposta mais às emoções. Se pontuou muito alto, oriento a revisão dos seus hábitos de autocuidado e de como identifica e lida com as emoções e possíveis gatilhos. Está na hora de buscar outras estratégias para lidar com emoções como tédio, cansaço, tristeza, frustração, raiva, etc.
Se achar que precisa de assistência especializada, um psicólogo em conjunto com a Nutri poderão lhe auxiliar a conhecer as emoções, encontrar estas estratégias para lidar com elas e viver em equilíbrio com elas!
RESPOSTAS PARTE 3:
DESCONTROLE ALIMENTAR
Para cada resposta:
Totalmente falso: Some 4 pontos
Falso, na maioria das vezes: Some 3 pontos
Verdadeiro, na maioria das vezes: Come 2 pontos
Totalmente verdadeiro: Some 1 ponto
RESULTADO PARTE 3:
Até 12 pontos: Provavelmente você consegue lidar cem com situações de escolha.
Acima de 13 pontos: Esse é um ponto que precisa de atenção.
Acima de 20 pontos: Atenção redobrada! Busque auxílio da Nutri!
Esse é um ponto relacionado a características mais impulsivas, baixo controle inibitório (dificuldade em inibir certos estímulos neuropsicológicos que possam levar ao descontrole alimentar) ou dificuldade de fazer escolhas reflexivas.
Pessoas com alguma(as) dessas características têm dificuldade para parar de comer (perceber saciação) e, se estão em um ambiente com muitas opções, o exagero alimentar é quase certeiro. Estão muito suscetíveis ao que podemos chamar de 'comer de ocasião': comem porque a comida está disponível e, enquanto houver comida, continuam comendo até se sentirem mal.
Portanto, entre outros fatores, o ambiente é um importante fator de gatilho, e sua reorganização é fundamental para o sucesso da mudança. Tornar o 'saudável mais fácil' e eliminar do ambiente alimentos que despertam o descontrole pode ser uma das estratégias essenciais.
Fonte: A dieta ideal: sem mitos, sem milagres, sem terrorismo. Márcio Atalla e Desiré Coelho - 1ª ed - São Paulo: Paralela, 2015.
bottom of page