CONHEÇA A PROPOSTA "MAIS QUE DIETA: UM ESTILO DE VIDA"
- Márcia Salandini
- 16 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2024

Para começar, não há uma dieta ideal e nem uma solução mirabolante para todas as pessoas que querem um resultado, seja o emagrecimento, a remissão de uma doença ou para ganhar músculos. Se fosse assim, era só nos transformarmos em robôs que reproduzem comportamentos automatizados e tudo estaria resolvido. No entanto, somos seres muito mais complexos do que as máquinas.
Os avanços na Ciência têm indicado cada vez mais um caminho personalizado, que nos leva a conhecer nosso corpo, nossas particularidades e necessidades. Além disso, têm se demonstrado que as ações provenientes do ambiente externo (alimentação, movimento/atividade física, gerenciamento de emoções e de stress, poluição e outros agentes químicos) interferem e modificam a forma como nosso corpo expressa saúde, como sintomas, doenças ou na dificuldade em atingir resultados.
Nós estamos em constantes transformações. Somos seres dinâmicos e que precisamos aprender e nos adaptar às condições adversas da vida. Com a alimentação não poderia ser diferente, não é mesmo?
Observe: Durante sua vida toda você comeu sempre a mesma coisa? Nunca 'enjoou' de nada? Nunca teve dificuldade em organizar uma alimentação para ter algum benefício? Aposto que sua resposta é não! Aceitar que nosso corpo sofre mudanças, que ele nos dá sinais de quando algo não foi legal ou não têm estado bem e que necessita de cuidados diferentes, em cada fase e contexto da vida, que nossa rotina muda e que precisamos nos organizar de acordo com ela é a grande prova de que VOCÊ É ÚNICO E CADA FASE É ÚNICA TAMBÉM.
Respeitar estas singularidades significa respeitar seu momento, sua história, sua genética, suas demandas, suas dificuldades, seus sintomas e suas possibilidades de soluções.
Se você já passou por aqui, já aprendeu que um planejamento alimentar deve comportar escolhas agradáveis, equilibradas e possíveis para cada contexto.
Mais que a escolha de uma dieta, você pode definir que tipo de vida quer ter, o que está disposto a experimentar e, o que der certo e estiver alinhado com o seu ‘sentir-se bem’, com a sua satisfação e com quem você é, é o que vai perdurar.
Ou seja, não adianta fazer a dieta da blogueira, da amiga, do coach, do papagaio se ela não fizer sentido para você, em todos estes aspectos, se ela não te permitir ter autonomia nas suas escolhas, ensinando a lidar com momentos 'fora da rotina', fazer substituições em qualquer situação e se ela não te ensinar a perceber sinais básicos que seu corpo dá sobre quando parar de comer (quais são minhas quantidades?), quando não comer (exemplo: estou me sentindo bem emocionalmente para comer isso? Meu intestino fica bem depois que como isso?) e quando comer (o que estou deixando de comer que traz benefícios e é importante para minha saúde?). É mais que a dieta: é sobre soluções reais, que te empoderam e respeitam o seu jeitinho de ser.
Além disso, a alimentação é uma parte da solução para se alcançar bem-estar e resultados duradouros. Às vezes, o gatilho maior do problema está numa rotina de sono inadequada, na vida sedentária, numa saúde mental prejudicada e não adianta querer bons resultados sem "trabalhar nas causas", ou seja, identificar quais são estes problemas e dificuldades que resultaram negativamente, aplicando soluções positivas e eficientes. A vontade de doce excessiva é por falta de algum nutriente? Vamos incluí-lo! A fome excessiva à noite tem relação com uma má distribuição de proteínas? Vamos equilibrá-la! Como estão suas emoções? Que estratégias podem ser utilizadas para equilibrá-las e evitar erros alimentares? Como podemos melhorar o seu sono e a sua disposição? E assim por diante...
Esta é a minha proposta quando digo que a Nutrição é ‘Mais que Dieta: é um Estilo de vida’: Te auxiliar na construção de um estilo de vida, um processo que demanda diagnóstico, autoconhecimento, com percepções e experimentações, até se chegar em escolhas boas e equilibradas, independente da situação em que se encontre. Quem é você? Está satisfeito com seu dia a dia, com as suas conquistas e em como se vê no futuro? Você é muito mais que uma dieta.
Comments